quinta-feira, novembro 02, 2006

O gato de Schrödinger


Quando falamos sobre o "gato de Schrödinger" estamos nos referindo a um paradoxo que aparece a partir de um célebre experimento imaginário proposto por Erwin Schrödinger em 1937, para ilustrar as diferenças entre interação e medida no campo da mecânica quântica.
O experimento mental consiste em imaginar um gato aprisionado dentro de uma caixa que contém um curioso e perigoso dispositivo. Esse dispositivo se constitui de uma ampola de frágil vidro (que contém um veneno muito volátil) e um martelo suspenso sobre essa ampola de forma que, ao cair, essa se rompe, liberando o gás venenoso com o qual o gato morrerá. O martelo esta conectado a um mecanismo detetor de partículas alfa, que funciona assim: se nesse sensor chegar uma partícula alfa que seja, ele é ativado, o martelo é liberado, a ampola se parte, o gás escapa e o gato morre; pelo contrário, se nenhuma partícula chegar, nada ocorrerá e o gato continuará vivo.
Obs.: Primeiramente esse tal de Erwin Schrödinger é um tremendo de um desgraçado em colocar o pobre gatinho em tal situação.
Obs2.: O gato (que desumanamente num tem nem nome, por honra vamos chamá-lo de Mimi) é muito tolo em participar dessa tal "experiência fisíca que mudaria a Historia do Homem", pois só quem se fudeu na história foi ele!
Obs3.: Esse tipo de experiência legal nunca me ensinaram na escola!
Experimento inteiro encontrado em: www.feiradeciencias.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial