domingo, maio 03, 2009

Amém (2002) - Costa Gavras

Para os poucos que viram a obra desse diretor genial, fica a prova de que a babaquice cinematográfica de Holywood não é lei e que em alguns países ainda se faz cinema sério.
Com uma obra contudente e polêmica, o diretor cutucou uma ferida que ainda sangra - a atuação da santissíma Igreja Católica durante o massacre nazista na Alemanha.

A força do filme está na angústia como é retradada a luta do químico Gernsten (oficial do Terceiro Reich) e do jesuíta Riccardo contra o massacre de milhares, diante da burocracia letal de uma igreja passiva e omisssa. A fotografia fala: as paisagens, principalmente em Roma, são belíssimas, e, por isso mesmo, irônicas e debochadas. O mesmo se diz das cenas de gabinetes, onde a exuberância, pompa e soberba gritam aos olhos. A passagem constante de trens é pertubadora.

Outro trunfo: não são reproduzidas cenas do massacre, tudo fica no imaginário, evitasse qualquer apelação visual (tão comum nas obras americanas). A batalha é a da palavra.
Como um trem à todo vapor, simbolizando a desgraça, morte e destruição dos judeus, Gavras nos atropela com um filme impactante e simplesmente impressionante.
Altamente recomendado.

Marcadores: ,

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Fantaѕtiс beat ! I woulԁ liκе to apprentice while yοu
amend youг web site, hοw cоulԁ i subscrіbe for a blоg website?
The aсcount aiԁed mе a acceptable deal.
I had bеen a lіttle bіt acquainted of this your broadcast οffered
bright clear idеa

Мy homepagе :: please click the following internet page

4:04 AM  
Anonymous Anônimo disse...

Μy family аlways sаy thаt І аm
kіlling my time here at ωeb, but I κnoω
Ӏ am gеtting knowledge daily by гeаԁing thes nice articles.


Here is my ωеbpаge - www.libyawy.com
My website - http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

1:21 PM  
Anonymous Anônimo disse...

I don't even know how I ended up here, but I thought this post was great. I don't knoω who you are but ԁefinitеlу уоu are going to а famοuѕ bloggеr іf
you аrе nοt аlrеaԁy ;
) Ϲhееrs!

Also visіt my web blog http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

4:00 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial