domingo, julho 15, 2007

Heranças do vovô

7- Mininu, o que tem aqui no centro é igreja visse.
7
- Intão, antigamente o povo pecava muito.

777No tempo de vovô, o povo pecava muito. Sei lá, acho que a Igreja católica deixava todo mundo com seu oneroso fardo a carregar, tendo “os pecadores” refresco só na hora da confissão. Igrejas eram muito necessárias, qualquer livro de História mostra: pagamento de indulgências, proibição à usura, sacramentos, sacrifícios... a paz fora da Igreja era inexistente só por ela se podia alcançar o expurgamento dos males e absolvição divina, servia como um cano de escape. Qualquer cidadezinha com mais idade, ostenta suas imponentes igrejas, e são aos montes, todas muito rebuscadas e cheias de borogodós. Incrível pensar nisso sabendo que naquela época a coisa era mais preta que hoje, sem aposentadoria, salário, orkut, hospital, msn, big brother... e tal.
777O que será que vamos deixar aos montes pro povo pensar e comentar daqui a uns 50, 100 anos?! O que mais vejo hoje em dia são academias e lan houses, será que é isso?! O que vão pensar de nós?! “Esse povo tinha muito medo de ficar gordo” ou “Esse povo era informado”?! Será?!

777Em todo caso, a primeira proposição seria até muito correta, já que o pecado de hoje é ganhar uns quilinhos e ter uma barriguinha saliente. E é por umas das milhares, milhões de academias que milhões expurgam seus pecados e deslizes mortais (bombons, pizzas e lasanhas de fim de semana). È pelas academias que se faz o escape, que se busca a perfeição e que se pede a Deus a absolvição (dos quilinhos malditos). O novo pecado é a gordura, e o capeta de hoje são os quilinhos. Ninguém tem medo de ir pro inferno, só de ir pro inferno embagulhado e gordo.

777Quanto à segunda proposição (“Esse povo era informado”), é a mais pura lenda, já que o número de pessoas que conseguem aprender alguma coisa útil na net é tão baixo que se pode contar nos dedos. O povo quer é orkut, MSN e diversão, quem contradizer isso é porque é muito mala. Só se sobrar tempo é que dão uma olhadela num blog legal e numa notícia mais profunda (leia-se de mais de 2 parágrafos).

777Não vivemos um tempo errado, apenas diferente. Não podemos praguejar horrores ao futuro, não podemos olhar a nova cara do mundo como errado, se fizermos isso estamos sendo iguais aos católicos diante do Renascimento ou dos Senhores Feudais diante das Grandes navegações. O mundo anda! E tudo mudou. Adiciona essa idéia.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial